A Revolução do Autoatendimento
Com a evolução da tecnologia, é cada vez mais comum encontrarmos serviços de autoatendimento em diversos setores, inclusive no varejo. Essa tendência vem ganhando espaço no mercado brasileiro e apresenta diversas vantagens para as empresas.
Segundo dados da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), o mercado de autoatendimento cresceu 20% em 2020 em relação ao ano anterior, impulsionado pela pandemia de COVID-19 e a necessidade de distanciamento social. A previsão é que esse crescimento continue nos próximos anos, alcançando um faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2023.
Uma das principais vantagens do autoatendimento para lojas e varejo é a redução de custos com mão de obra. Com uma máquina ou sistema de autoatendimento, é possível atender clientes 24 horas por dia, sem a necessidade de contratar funcionários para trabalhar em horários alternativos. Além disso, o atendimento é mais rápido e eficiente, reduzindo filas e aumentando a satisfação do cliente.
As lojas de conveniência e minimercados são um exemplo de como o autoatendimento pode ser bem-sucedido. De acordo com a Associação Brasileira de Lojas de Conveniência (ABRACEN), o modelo de lojas sem funcionários durante a madrugada já é uma realidade em diversas cidades brasileiras, oferecendo conveniência e comodidade para os clientes.
Em resumo, o mercado de autoatendimento apresenta uma tendência de crescimento no Brasil e oferece diversas vantagens para lojas e varejo, como redução de custos e aumento da eficiência.